.suno-how-to ol{list-style:none;margin:0 0 64px}.suno-how-to ol .suno-how-to-step{display:block;padding:0}.suno-how-to ol .suno-how-to-step:before{display:none}.suno-how-to ol .suno-how-to-step .title{background-color:#ededed;border:none;border-radius:10px 10px 0 0;box-sizing:border-box;color:#212121;display:flex;margin-bottom:0;padding:16px 32px}.suno-how-to ol .suno-how-to-step .title.only{border-radius:10px}.suno-how-to ol .suno-how-to-step .title .number{flex:0 0 8%;font-size:24px;font-weight:700;line-height:32px}.suno-how-to ol .suno-how-to-step .title h3{font-size:24px;line-height:32px;margin:0;padding:0}.suno-how-to ol .suno-how-to-step .suno-how-to-image{margin-top:0!important}.suno-how-to ol .suno-how-to-step .suno-how-to-image img{border-radius:0 0 10px 10px}.suno-how-to ol .suno-how-to-step .suno-how-to-direction{margin:20px 0}.suno-how-to ol .suno-how-to-step .suno-how-to-direction a{color:inherit;font-size:inherit;font-weight:500;text-decoration:underline}.hidden{display:none}

Radar do Mercado: GOL (GOLL4) – Companhia divulga números prévios de tráfego do mês de março

A GOL Linhas Aéreas Inteligentes S.A. anunciou ontem (04) os números prévios do mês de Março de 2019, comparando-os com o mesmo período de 2018.

A oferta total de voos da companhia, medida em ageiros-quilômetro disponíveis (ASK, na sigla em inglês), recebeu um incremento de 4,7% em relação ao mesmo período de 2018.

 

A demanda, que é medida em ageiros-quilômetro transportados (RPK, na sigla em inglês) subiu 5,5%, mediante a mesma comparação. Já a taxa de ocupação, aumentou 0,6 pontos percentuais, chegando ao patamar de 79,2%.

Todos estes dados levam em conta o conjunto das operações doméstica e internacional. Os crescimentos no mercado doméstico foram bem menores comparados ao internacional.

No que diz respeito aos indicadores ASK e RSK, a operação doméstica subiu 1,8% e 3,2%, respectivamente, enquanto a operação internacional se elevou em 24,3% e 20,5%, mostrando um crescimento bastante satisfatório neste campo.

?UTM_CAMPAIGN=_SNCDB2D3DF3_

A taxa de ocupação, por sua vez, não registrou tanta discrepância, ficando em 1,1 p.p. para a operação doméstica e -2,4 p.p. para a internacional.

No acumulado do primeiro trimestre de 2019, a oferta de voos da Gol cresceu 5% em relação ao primeiro trimestre do ano ado, enquanto a demanda se elevou em 6,2%.

Embora ambas operações tenham fechado os números com incrementos positivos, a operação internacional se mostrou, novamente, com um crescimento muito maior em relação à doméstica.

Além disso, a companhia informou que vai ampliar a oferta de voos no estado de São Paulo para sete destinos já operados pela empresa: Montes Claros (MG), Caldas Novas (GO), ville (SC), Chapecó (SC), Presidente Prudente (SP), Goiânia (GO) e Maringá (PR).

Tal aumento é pautado de acordo com a estratégia de expansão da empresa, além de estar alinhado com o compromisso para com o Governo de São Paulo, que prometeu reduzir o ICMS sobre o querosene de aviação, com a contrapartida de ampliação de oferta por parte das companhias aéreas.

Além dessas ofertas, a empresa também anunciou duas novas rotas na semana ada, ligando Guarulhos a Franca e Barretos, os três localizados no estado de São Paulo. Anunciou também voos para Cascavel (PR), o Fundo (RS), Sinop (MT) e Vitória da Conquista (BA).

No mais, embora os resultados forneçam números positivos para a Gol, ainda enxergamos, atualmente, muitas incertezas no setor de aviação. A Azul vem ganhando mercado, enquanto a Avianca se encontra em recuperação judicial.

A competição excessiva em busca de market share somada aos elevados custos operacionais do setor de aviação pressionam as margens das companhias e tornam o investimento, no momento, pouco atraente. Sendo assim, preferimos seguir fora do setor neste momento.

O RÁPIDO
Tags
Tiago Reis
Compartilhe sua opinião
Nenhum comentário

O seu email não será publicado. Nome e email são obrigatórios *