.suno-how-to ol{list-style:none;margin:0 0 64px}.suno-how-to ol .suno-how-to-step{display:block;padding:0}.suno-how-to ol .suno-how-to-step:before{display:none}.suno-how-to ol .suno-how-to-step .title{background-color:#ededed;border:none;border-radius:10px 10px 0 0;box-sizing:border-box;color:#212121;display:flex;margin-bottom:0;padding:16px 32px}.suno-how-to ol .suno-how-to-step .title.only{border-radius:10px}.suno-how-to ol .suno-how-to-step .title .number{flex:0 0 8%;font-size:24px;font-weight:700;line-height:32px}.suno-how-to ol .suno-how-to-step .title h3{font-size:24px;line-height:32px;margin:0;padding:0}.suno-how-to ol .suno-how-to-step .suno-how-to-image{margin-top:0!important}.suno-how-to ol .suno-how-to-step .suno-how-to-image img{border-radius:0 0 10px 10px}.suno-how-to ol .suno-how-to-step .suno-how-to-direction{margin:20px 0}.suno-how-to ol .suno-how-to-step .suno-how-to-direction a{color:inherit;font-size:inherit;font-weight:500;text-decoration:underline}.hidden{display:none}

IMAT: entenda mais sobre o Índice de Materiais Básicos da B3

Existem vários índices financeiros que fazem parte do mercado de capitais nacional. Dentre eles, um índice bem significativo é o IMAT.

O IMAT, especificamente, tem extrema relevância setorial voltada a indústria e produção de materiais básicos por parte das empresas listadas na bolsa de valores.

O que é o IMAT?

O IMAT é o Índice de Materiais Básicos da B3, que tem como principal objetivo medir o comportamento das ações das companhias que compõem a indústria nacional de materiais básicos.

Portanto, o resultado do índice IMAT advém de uma carteira teórica de ativos, elaborada para representar o setor de materiais básicos da melhor forma possível.

Além disso, é importante lembrar que o IMAT é um índice de retorno total. Ou seja, reflete as variações de preços dos ativos que compõem o índice, além de considerar também o impacto da distribuição de dividendos dos ativos.

O que é o setor de materiais básicos?

A indústria de materiais básicos tem uma extrema importância para a economia como um todo. Afinal, é a partir do setor de materiais básicos que são produzidos insumos de produção, materiais para infraestrutura, siderúrgicas, entre outros bens com valores materiais.

O Brasil, em específico, possui grande dependência desse setor, já que boa parte da matriz econômica brasileira está relacionada ao setor de commodities como minerais e demais matérias-primas.

Logo, como a indústria de materiais básicos produz bens intermediários para produção dos demais setores, a performance desse setor têm impactos diretos sobre os demais setores.

Por isso, é extremamente importante saber o que é o IMAT e acompanhar os resultados desse índice.

Como funciona o IMAT?

O IMAT, evidentemente, é composto pelas empresas de capital aberto, listadas na bolsa de valores, que fazem parte do setor de materiais básicos.

Para fazer parte da composição do IMAT, é necessário que as companhias atendam a alguns critérios, como:

  • Pertencer ao setor de materiais básicos;
  • Ter presença em pregão de 95% no período de vigência das 3 carteiras anteriores;
  • Estar entre os ativos aptos que, no período de vigência das 3 últimas carteiras, em ordem decrescente de Índice de Negociabilidade, representam em conjunto 99% do somatório total desses indicadores.

É importante destacar que o IMAT é formado apenas por ações e units de ações apenas das empresas listadas na bolsa e que atendem aos critérios supracitados.

Composição do IMAT

Entre as principais companhias que fazem parte do índice de materiais básicos, estão:

É possível investir no IMAT?

O IMAT é um índice do mercado financeiro. Portanto, não é um ativo que pode ser negociado diretamente entre os investidores na bolsa de valores.

Contudo, para os investidores interessados, é possível conseguir ter investimentos atrelados ao rendimento do IMAT.

É possível que o investidor construa uma carteira de investimento inspirada na composição do índice.

Por outro lado, existe uma forma mais fácil de atrelar os rendimentos ao IMAT: investir diretamente no ETF MATB11.

O MATB11 é um fundo de índice que tem como principal objetivo performar de forma semelhante ao índice de materiais básicos.

95% dos recursos do fundo são investidos em empresas listadas na bolsa de valores que pertencem ao setor de materiais básicos. Os outros 5% podem ser aplicados em posições compradas no mercado futuro do índice ou em outros ativos da bolsa.

Para o investidor iniciante, investir no MATB11 pode apresentar algumas vantagens, como:

  • Investimento fácil, já que é terceirizado;
  • Aplicação diversificada;
  • Baixa taxa de istração em relação a fundos de investimento tradicionais (0.5% a.a).

Este artigo te ajudou a entender melhor sobre o IMAT? Deixe comentários e possíveis dúvidas no espaço abaixo.

PLANILHA DA VIDA FINANCEIRA

O RÁPIDO
Tags
Tiago Reis
Compartilhe sua opinião
2 comentários

O seu email não será publicado. Nome e email são obrigatórios *

  • Jacy Junior 19 de março de 2021
    Gostei muito desse ETF MATB11, mas ele tem boa liquidez?Responder
    • Suno Research 22 de março de 2021
      Olá, Jacy! Tudo certo? O MATB11 tem baixa liquidez, com uma média diária de 60 negócios e volume de R$ 500.000,00, aproximadamente. Atenciosamente, Equipe Suno.Responder