.suno-how-to ol{list-style:none;margin:0 0 64px}.suno-how-to ol .suno-how-to-step{display:block;padding:0}.suno-how-to ol .suno-how-to-step:before{display:none}.suno-how-to ol .suno-how-to-step .title{background-color:#ededed;border:none;border-radius:10px 10px 0 0;box-sizing:border-box;color:#212121;display:flex;margin-bottom:0;padding:16px 32px}.suno-how-to ol .suno-how-to-step .title.only{border-radius:10px}.suno-how-to ol .suno-how-to-step .title .number{flex:0 0 8%;font-size:24px;font-weight:700;line-height:32px}.suno-how-to ol .suno-how-to-step .title h3{font-size:24px;line-height:32px;margin:0;padding:0}.suno-how-to ol .suno-how-to-step .suno-how-to-image{margin-top:0!important}.suno-how-to ol .suno-how-to-step .suno-how-to-image img{border-radius:0 0 10px 10px}.suno-how-to ol .suno-how-to-step .suno-how-to-direction{margin:20px 0}.suno-how-to ol .suno-how-to-step .suno-how-to-direction a{color:inherit;font-size:inherit;font-weight:500;text-decoration:underline}.hidden{display:none}

ECOO11: entenda o que é e como funciona o ETF “verde” da B3

O investimento no mercado de ações costuma demandar acerca do papel a ser comprado. Nesse contexto, um ETF como o ECOO11 pode ser uma boa opção. Além disso, é possível comprar esse tipo de fundo direto do home broker.

O ECOO11 é um ETF com características que se diferenciam de outros ativos dessa família de investimentos. Dessa forma, é importante compreender como ele funciona antes de comprar um fundo como esse.

O que é o ECOO11?

O ECOO11 é um ETF negociado na bolsa de valores cujo objetivo é refletir o desempenho do Índice Carbono Eficiente (ICO2). Esse índice é composto por parte das ações que compõe o IBrX-50, um índice mais abrangentes da Bovespa. O IBrX-50 é composto pelas 50 ações selecionadas entre as mais negociadas na bolsa de valores.

O ICO2 possui uma característica específica em relação a outros índices. Dado que esse índice reúne apenas as companhias que adotam boas práticas em relação à emissão de gases causadores do efeito estufa. Por esse motivo, esse ETF é conhecido como ETF “verde”, dentro dos critérios ESG.

Dessa forma, o ECOO11 visa ter sua exposição em ações brasileiras, ao mesmo o que busca incentivar uma maior eficiência na emissão de carbono.

Como funciona o ECOO11?

O ECOO11 funciona como um fundo de investimentos, assim como os demais ETF’s. Esse tipo de ativo é conhecido também como Fundo de Índice. Como se assemelha a fundo, os ETF’s cobram uma taxa de istração.

No caso do ECO11, quem realiza a gestão de investimentos é a Blackrock e esse ETF está incluído entre as ishares. IShares é a família de ETF’s da Blackrock. Essa gestora é uma das maiores do mundo em relação a esse tipo de ativo. Todavia, os ETF’s listados na Bovespa ainda são poucos comparados ao número disponível de fundos de ações.

A principal diferença dos fundos ETF’s para os fundos de investimentos convencionais, é que o ETF é negociado em bolsa como se fosse uma ação. Além disso, a gestão de um ETF é iva e não ativa, como nos demais fundos de ações.

Quando a gestão de um fundo é iva, isso quer dizer que a alocação desse fundo em ações não é livre. Dessa forma, o ECOO11 é obrigado a alocar 95% do seu patrimônio em ações que estejam presentes no índice de referência. Portanto, o gestor do fundo não realiza uma análise ativa no momento de realizar a alocação do capital do fundo.

Quer melhorar a sua compreensão sobre investimentos em bolsa? Baixe o e-book gratuito da Suno Comece a Investir na Bolsa.

Vantagens de investir no ECOO11

?UTM_CAMPAIGN=_SNC255BA35E_

As principais vantagens de investir em ECOO11 são as seguintes:

  • Diversificação de investimento;
  • Terceirização dos investimentos;
  • Baixo custo;
  • Investimentos em empresas com selo de preocupação ambiental.

O investimento em ECOO11, assim como em outros ETF’s, possibilita investir em ações de maneira diversificada.

Além disso, esse tipo de investimento é interessante para aqueles que querem se expor ao mercado de renda variável mas não tem tempo ou conhecimento para realizar as análise necessárias. Dessa forma, o ETF acaba sendo uma alternativa mais segura no mercado de ações, a partir da terceirização dos investimentos.

Apesar de cobrar uma taxa de istração, os ETF’s em geral cobram taxas menores que fundos de investimentos convencionais. No caso do ECOO11, a taxa istração é de 0,38%, enquanto em fundos de ações convencionais essa taxa costuma girar em torno de 2%, além da taxa de performance.

Ademais, o ECOO11 se caracteriza em investir em empresas com uma preocupação mínima com o meio ambiente. Esse ponto pode ser positivo visto uma onda global de maior preocupação com esse tema. .

Desvantagens de investir no ECOO11

Assim como outros ETF’s, o ECOO11 possui desvantagens atreladas a esse tipo de ativo. Algumas delas são:

  • Carência de análise fundamentalista;
  • Taxa de istração;

Dado que a alocação dos ativos do ECOO11 são restritas a ações que formam a composição do índice, a análise fundamentalista fica debilitada. Apesar dos aspectos positivos em relação na emissão de carbonos, esses critérios não solidificam uma boa análise.

Outro fator a ser levado em conta é a taxa de istração. Apesar da taxa cobrada ser inferior a outros fundos de investimentos, ainda é um custo a mais para o investidor que impacta a sua rentabilidade. Em relação a custo, a melhor opção é comprar as ações diretamente na bolsa.

ECOO11 é um bom investimento?

O ECO11 é um investimento que possibilita terceirizar e diversificar os investimento a baixo custo. Contudo, é importante ter atenção para os principais ponto que permeiam a composição desse fundo antes de realizar uma aplicação.

Por exemplo, há outros ETF’s que usam o IBrX-50 como parâmetro. No caso do ECOO11, os critérios levados em conta no momento de selecionar ativos nesse índice é a emissão de carbono. Dessa forma, é necessário ter atenção para aquisição desse ou outro ETF.

Esse artigo ajudou você a conhecer melhor o ECOO11? Deixe suas dúvidas e comentários abaixo.

PLANILHA DA VIDA FINANCEIRA

O RÁPIDO
Tiago Reis
Compartilhe sua opinião
4 comentários

O seu email não será publicado. Nome e email são obrigatórios *

  • Marcelo Henrique 18 de janeiro de 2020
    Muito boa explicação Tiago, parabéns pelo artigo.Responder
  • Bruna 18 de junho de 2020
    Gostaria de encontrar a lista dessas 50 empresas. Alguém sabe onde encontrar essa info?Responder
    • Samantha 3 de julho de 2020
      Também estou atrás dessa respostaResponder
    • Gabriel Brito Canizella 17 de julho de 2020
      Basta ar a central de Sistemas da CVM¹; Localizar o fundo e ar sua composição de carteira. ¹http://sistemas.cvm.gov.br/Responder